No princípio era Demon's Souls. Então, a coisa escureceu um pouquinho aqui, ajeitou umas arestas por ali e, quando ninguém acreditava que a evolução poderia ser tamanha, a From Software apareceu com Dark Souls. Mais de um ano de estrondoso sucesso e de um caminhão de almas ceifadas pelo poder de introspecção do jogo, eis que o VGA 2012 anuncia que a saga não acabou.
Dark Souls 2 será a nova paixão dos corajosos adoradores do Sol (“Praise the Sun”), produzido mais uma vez pela surpreendente desenvolvedora e que já gera expectativa até em quem não conhece a franquia. Agora, a batuta está nas mãos de uma dupla, que inclui Yui Tanimura. O diretor deu uma declaração que arrepiou as espinhas dorsais dos fãs mais aguerridos da série.
Como de costume, o game não trará um modo fácil, e Tanimura afirmou que ele pretende remover as partes mais “tediosas” que compunham os outros títulos da franquia, para que os jogadores possam se focar totalmente na ação. Por exemplo, em Dark Souls você só conseguia habilitar o comando “Warp”, para se teleportar entre bonfires, depois da metade do jogo. No vindouro game, isso será possível logo a partir do início da aventura, com o uso de “warp points”. Portanto, idas e vindas desnecessárias devem ser muito bem pensadas.
Medo do desconhecido
Recentemente, o site IGN mostrou uma entrevista exclusiva com os produtores do novo game, na qual eles aproveitaram para exibir em primeiríssima mão a jogabilidade atual do vindouro título. Enquanto o vídeo foi passando e os produtores comentavam ao fundo, pudemos conferir algumas novidades que devem pintar na sequência de Dark Souls.

Para começo de conversa, é claro que teremos novos inimigos, a exemplo de um guerreiro enorme encontrado em uma espécie de porão de algum castelo, trajando uma imensa armadura prateada. O gigante se joga para trás assim que você tenta rodeá-lo para aplicar o “parrying”, o que também pode ser um indício do uso de nova inteligência artificial para os inimigos ou mesmo do aprimoramento da antiga.
As pinturas e os ornamentos presentes nos cenários parecem que receberam um cuidado especial e compõem os cenários mais belos da série até agora. Assim que o protagonista entrou em uma escada dentro do palácio, pudemos notar que a iluminação do local é extremamente fiel ao que a física permite. Em outras palavras, onde não há uma incidência clara de raios solares ou da iluminação das lâmpadas, não há conforto visual.
Com isso, o protagonista do game pega uma tocha fixada na parede e acende-a com o fogo da lareira da sala. Isso indica que uma das mãos do personagem ficará ocupada pelo objeto que mostra seu caminho, impossibilitando o uso de um escudo (ou de uma arma de ataque). Já que essa cena foi mostrada com alguma ênfase durante a demonstração, é provável que a relação luz e sombra seja um desafio constante na aventura dos gamers.
"Difícil" é só um apelido carinhoso
Sabemos que o jogo passará novamente em um mundo aberto, sendo que desta vez você poderá acessar várias áreas logo de início. Só falta saber como a dificuldade será aplicada: os inimigos irão gradualmente ficando mais fortes ou cada lugar contará com um determinado requisito básico de poder para ser acessado?

Outra das características que devem ganhar ênfase em Dark Souls 2 é a resolução de puzzles, o que deve ser mais um elemento a se juntar à dificuldade do game. Por exemplo, quando vemos a biga (a pequena carruagem) puxada por dois cavalos gigantes que passam por um beco, saiba que aquele é o chefe daquele nível.
Os inimigos mais poderosos de cada mundo não ficarão mais no fim da jornada esperando estaticamente a chegada de sua morte. Será interessante sentirmos a necessidade de permanecer atentos o tempo inteiro, pois o chefão pode caçar você pela fase, gerando mais uma morte inesperada...
Passado, presente, futuro ou um pouco de cada?
A ponte que vimos nas screenshots do game e no trailer, cujo céu exibe uma imensa quantidade de dragões, parece muito com a famosa passagem presente na entrada de “The Painted World of Ariamis” — também conhecido como “a fase secreta dentro do quadro”. Ao que parece, o local agora está mais claro e as construções presentes no top da montanha ilhada são maiores. Isso pode indicar que o enredo do futuro título vai se passar antes de Dark Souls, quando a raça dos Dragões ainda era uma cultura viva, como explica no vídeo inicial do game.

Já no que diz respeito ao modo online da série, há uma curiosidade que pode gerar um pouco mais de desconfiança dos fãs. Tanimura afirma que o multiplayer do novo game sofrerá algumas alterações, sendo que as funções em rede serão possibilitadas com o uso de um servidor-base.

Essa adição permitirá que muito conteúdo novo possa ser implementado ao game, a exemplo de maiores esclarecimentos do uso das convenants — que já estão confirmadas em DS2. A principal novidade é que existirá uma opção que permitirá os jogadores viverem a campanha de Dark Souls 2 em modo offline. Infelizmente, ainda não temos maiores informações sobre as diferenças entre as duas modalidades ou mesmo se haverá diferenças.
Mente sã e corpo são para encarar o desafio
Dark Souls consegue trabalhar seu psicológico e suas habilidades motoras ao mesmo tempo. A peripécia que o game aplica no jogador é fazer com que você visite áreas complicadíssimas, que exigem muita técnica, esforço e raciocínio. Certamente não será possível vencer tais desafios, portanto será necessária uma evolução de seu personagem em termos de atributos e em você, no que diz respeito à experiência. Assim, você será coagido a revisitar os perigosos locais, para vencê-los com mais méritos.
Talvez seja mais ou menos isso que aconteça em larga escala em Dark Souls 2. Depois de visitar Demon’s Souls e o primeiro Dark Souls, parece que está na hora de refinar seus sentidos, afiar suas habilidades, tirar o telefone do gancho e retornar a esse “mundo melhor”!
Mesmo que a ansiedade esteja batendo forte, é preciso dizer que ainda não houve nenhuma manifestação nem por parte da Namco, nem da From Software, confirmando quando o título será lançado. Só sabemos que haverá versões para o PlayStation 3, Xbox 360 e PC, sendo que todas elas devem alcançar os jogadores ainda neste ano.
Fontes: Baixaki Jogos